A rotina de importação de notas fiscais nos escritórios contábeis desempenha um papel fundamental na garantia de precisão e agilidade na escrituração fiscal e contábil. Por esse motivo, é essencial utilizar ferramentas automatizadas que importam essas informações com rapidez e sem erros, já que diariamente os clientes emitem um grande volume de notas. Portanto, o FDM Devops ™ – Cria Conjuntos de Dados, vem com o propósito de resolver um dos maiores problemas do mundo contábil.

A falta da adoção em massa por parte das prefeituras a padronização das notas no padrão nacional ABRASF (Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais). Para solucionar esse desafio, o software de contabilidade da Domínio Sistemas oferece o módulo chamado “Importador“, também conhecido como “Conjunto de Dados“. Esse módulo funciona a partir de ferramentas personalizadas, desenvolvidas conforme a estrutura do órgão emissor do arquivo de importação. Como resultado, a criação desses conjuntos exige um processo complexo e conhecimento técnico especializado. Pensando nisso, nossa equipe conta com especialistas prontos para auxiliar seu escritório com competência e eficiência.
Além disso, o módulo importador (conjuntos de dados) também permite importar arquivos que não seguem o formato “Leiaute: Importação Padrão – Leiaute Domínio Sistemas com Separador“. Nesses casos, se os respectivos leiautes forem fornecidos, podemos criar conjuntos personalizados após uma análise detalhada. Se esse for o caso da sua empresa, acesse nossa central de soluções para adquirir o “FDM Devops ™ – Cria Conjuntos de Dados” ou o “FDM Devops ™ – Ajusta Conjuntos de Dados.
O processo de adaptação por parte das prefeituras ao padrão ABRASF será demorado, pois envolve mudanças internas nos sistemas, política, custos, complexidade nas integrações, entre outros motivos. Existem vários órgãos emissores que não utilizam o padrão ABRASF como:
- IPM;
- Betha;
- Prefeitura Moderna;
- Sisteplan;
- Mitra;
- Betha;
- E outros…
A ausência deste padrão na geração dos arquivos das notas fiscais, impede a realização da importação padrão direta na Domínio Sistemas. Por sua vez, é utlizado o módulo importador (conjuntos de dados) para realizar o desenvolvimento e importação desses arquivos que não seguem o padrão. Vale ressalvar ainda que normalmente os escritórios já possuem vários conjuntos de dados em suas bases de dados para cada órgão emissor/cliente.
“Realizar a importação de notas com erros, aumenta o risco de inconsistências na apuração fiscal e ou contábil. Além de exigir maior dedicação da equipe para exclusões manuais e reimportações.”
Justamente por não existir uma padronização, é muito comum os arquivos de importação XMLs/TXTs mudarem suas estruturas internas. Quando essas mudanças nas tags internas ocorrem, as importações apresentam erros. Os mais comuns são: o não processamento correto do status da nota (cancelada, regular…), falta do cadastro do cliente/fornecedor, dados de impostos, valores das notas…Mas não se preocupe, pois temos a solução de como ajustar seu conjunto de dados na domínio.
Ao adquirir nosso pacote “Criação de Conjuntos de Dados na Domínio” (clique no texto para acessar a solução, caso ainda não a tenha adquirido), analisaremos seu arquivo de importação, o leiaute em PDF e o destino de importação. Essa análise é essencial, pois, embora raro, pode haver casos em que os arquivos não possuem a estrutura adequada ou apresentam campos ausentes, como valores e cadastros. Após a avaliação, retornaremos ao seu escritório informando o tempo total de desenvolvimento necessário ou sugerindo uma alternativa.
🚀 Aproveite o desconto de lançamento! Apenas R$ 20,00 por hora de desenvolvimento e ajuste seu conjunto de dados da dominio.